segunda-feira, 20 de abril de 2009

Análise da Semana


Por: Lucas Leal, da Office Investimentos



Essa semana a bolsa brasileira fechou com alta de 0,53%. Foi um desempenho modesto se comparado com as bolsas lá de fora. (a Bolsa americana S&P 500 subiu 1,52%). O período ficou marcado pela redução da volatilidade, praticamente andamos de lado no patamar de 46 mil pontos. Nos EUA os resultados dos grandes bancos foram melhor do que o esperado garantindo o clima tranqüilidade pelos mercados.



A China também trouxe "boas" notícias, a produção industrial cresceu 8,3% comparado com março de 2008. Além disso, o premiê chinês sinalizou que poderia aumentar o pacote de estímulo (de US$ 585 bilhões), caso fosse necessário. Essa semana, será mais curta, em função do feriado do dia 31, mas teremos indicadores importantes e os resultados trimestrais vão continuar a ser divulgados pelo mundo



O que fazer:



Estamos na resistência de 46 mil pontos, acumulamos durante 5 dias. O mercado está próximo de tomar uma decisão, mas até o momento, nenhum indicativo de qual é o caminho será tomado. Apesar de que na resistência a maior probabilidade é de queda. Para quem opera no curto prazo, novas entradas só serão indicadas caso os 46 mil seja definitivamente rompido, pois teremos como próximo objetivo os 48 mil Para quem está de fora, é melhor esperar o mercado se definir para voltar as operações. Dificilmente ficaremos muito tempo andando de lado.



Bons Investimentos,

Lucas Leal
71 88415001/ 34446102

Educação Financeira X Conquistas Pessoais

Por: Angelo Guerreiro Costa*
Na qualidade de educador financeiro e praticante dos conceitos de finanças em minha vida pessoal, costumo sempre afirmar em minhas palestras e aulas que vivemos em um mundo eminentemente financeiro. Na prática isso significa que toda e qualquer decisão que venhamos a tomar em nossas vidas em algum momento passarão por uma decisão financeira.

O mundo financeiro faz parte do cotidiano de todas as pessoas, desde as menos favorecidas financeiramente até as mais abastadas. No dia a dia as pessoas necessitam decidir sobre qual alimento consumir, aonde residir, aonde estudar, o que vestir, quando casar, como e quando viajar, qual evento freqüentar, qual plano de saúde se filiar, etc.

Para tanto, se faz necessário o mínimo de conhecimento sobre finanças, afinal de contas, assim como as empresas, as pessoas físicas também possuem receitas, despesas, pagam impostos, geram empregos, contraem dívidas, fazem investimentos e sem dúvida devem sempre buscar o lucro no final de um período.

Constantemente afirmo que o mundo financeiro funciona como uma verdadeira arena de gladiadores, onde lutamos arduamente pela sobrevivência e pelas nossas conquistas. Nesta arena o simples fato de ser forte não garantirá a vitória. A meu ver os vitoriosos serão aquelas com habilidade e conhecimento para entender e utilizar os diversos instrumentos financeiros a disposição do mercado, assim como era na época dos gladiadores, quando os vitoriosos eram aqueles que sabiam utilizar as diversas armas, cada uma no momento adequado. Portanto, todos devemos saber o momento certo para utilizarmos "espadas, lanças, escudos, etc" e com isso sairmos vitoriosos em nossas batalhas.
* Ângelo Costa é executivo de finanças e proefessor universitário