sábado, 11 de abril de 2009

Análise da Semana


Por: Lucas Leal, da Office Investimentos


Essa foi mais uma semana positiva para a Bolsa brasileira, apesar de mais curta, em função da Pascoa, terminamos com uma alta de 2,59%. Atingimos o recorde do ano, 45,7 mil pontos, e os preços já voltaram para o patamar de set/08. Está claro que apesar de alguns dados ainda continuarem negativos (a Alcoa abriu a temporada de balanços americanos com um prejuízo de US$ 497mi), o mercado está comprador.


A semana que se inicia, será bastante movimentada e a volatilidade deve continuar alta. Os destaque serão:


a) A divulgação de balanços dos Bancos Goldman Sachs (terça-feira), JPMorgan (quinta-feira) e Citigroup (sexta-feira).

b) A agenda externa do EUA e Europa, onde serão conhecidos os dados de produção industrial, inflação e construção de casas. Além disso, o FED divulga o Livro Bege.


Já a agenda doméstica vai contar com poucos indicadores. Nosso sentimento é que o mercado está apostando que as previsões negativas estavam exageradas e que o cenário não é tão ruim quanto parece. Por isso, os investidores estão antecipando o movimento de compra. Mas atenção! Vale a pena acompanhar de perto, pois qualquer dado fora da curva pode provocar mudanças bruscas de direção. Esse movimento de alta pode ser o último suspiro de euforia, assim como aconteceu com o Investment Grade. (Quando todos pensavam que a bolsa não ia parar de subir, veio a grande queda...)


O Que fazer:


A Tendência de alta foi confirmada e chegamos ao objetivo traçado na semana anterior (46 mil pontos). - Quem fez boas compras, está na hora de realizar, colocar o lucro no bolso, e esperar outro momento de entrada. Os mais arrojados, podem manter posição e elevar o stop. - Quem está de fora, deve procurar oportunidades para entrar. Enquanto em cima dos 42 mil pontos a tendência de alta está confirmada. Muita atenção a esse patamar que se perdido, finaliza a tendência e o STOP deve ser acionado. - Quem está aliviado vendo seu patrimônio se recuperar, vale a pena lembrar que a alta também acaba!!! É muito importante conhecer as ferramentas adequadas para proteger o capital de outro movimento de baixa.


(O curso de Opções 25-04 vai reforçar bastante esse ponto)


Bons Investimentos, Lucas Leal


71 88415001/ 34446102


Aviso: As opiniões contidas neste relatório foram elaboradas de forma independente e autônoma, baseadas em estudos gráficos, estatísticos, matemáticos, julgamentos, expectativas, estimativas, notícias e etc. e, portanto, não se constituem em expressão máxima da verdade, estão sujeitas a erros e mudança e não é possível garantir que sejam precisas, corretas e completas. É de exclusiva e total responsabilidade do usuário/investidor a utilização das informações contidas neste relatório bem como a estratégia de investimentos e, dessa forma, o usuário/investidor não poderá pleitear qualquer tipo de indenização por parte do analista. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de sua publicação porém, o Analista se reserva o direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, alterar estas informações