domingo, 19 de abril de 2009

Fazendo o dinheiro trabalhar para você

Após ter decidido retormar o POUPINVE$T, prometi a mim mesmo procurar uma linguagem palatável, mas, ao mesmo tempo, informativa a você, leitor. Foi quando uma amiga me chamou a atenção a algo que determinei como a “missão” do blog, ensinar o dinheiro a “trabalhar para vc”. Isso significa imediatamente inverter alguns critérios do nosso jogo social, pois as pessoas trabalham pelo dinheiro, e seria insensato pensar o contrário. Pois, de acordo com a prosa disponível no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, esta é a característica numero um dos ricos financeiramente.
Enfatizo o lado financeiro pois há outras formas de riqueza, como o amor, a família, caráter, dignidade, mas temos que ser sinceros em admitir que apenas valores monetários pagam as nossas contas. Portanto, o primeiro passo para se pensar numa saúde financeira é a organização do orçamento pessoal, inclusive através de planilhas, disponíveis na Internet, que podem ser usadas para descobrir e vedar todos os ralos por onde escorre o dinheiro, e começar a poupar. Feito isso, é necessário tornar-se empreendedor das próprias finanças. Isso apenas pode ser conseguido a partir de um aprendizado contínuo, leve, divertido, e estimulante, um conjunto de conhecimentos sistematizados através do termo Educação Financeira.
Com este instrumental, é possível “fazer o dinheiro trabalhar para vc”, inclusive sem sacrificar seu padrão de vida. Após constituir as reservas, é necessário pensar como lucrar com elas. As opções do mercado financeiro estão abertas a todos os perfis de investidor. Bolsa de Valores, fundos de investimentos ou caderneta de poupança são apenas escadas a serem usados a partir dos seus objetivos ou necessidades. Voltaremos ao assunto.