segunda-feira, 20 de abril de 2009

Educação Financeira X Conquistas Pessoais

Por: Angelo Guerreiro Costa*
Na qualidade de educador financeiro e praticante dos conceitos de finanças em minha vida pessoal, costumo sempre afirmar em minhas palestras e aulas que vivemos em um mundo eminentemente financeiro. Na prática isso significa que toda e qualquer decisão que venhamos a tomar em nossas vidas em algum momento passarão por uma decisão financeira.

O mundo financeiro faz parte do cotidiano de todas as pessoas, desde as menos favorecidas financeiramente até as mais abastadas. No dia a dia as pessoas necessitam decidir sobre qual alimento consumir, aonde residir, aonde estudar, o que vestir, quando casar, como e quando viajar, qual evento freqüentar, qual plano de saúde se filiar, etc.

Para tanto, se faz necessário o mínimo de conhecimento sobre finanças, afinal de contas, assim como as empresas, as pessoas físicas também possuem receitas, despesas, pagam impostos, geram empregos, contraem dívidas, fazem investimentos e sem dúvida devem sempre buscar o lucro no final de um período.

Constantemente afirmo que o mundo financeiro funciona como uma verdadeira arena de gladiadores, onde lutamos arduamente pela sobrevivência e pelas nossas conquistas. Nesta arena o simples fato de ser forte não garantirá a vitória. A meu ver os vitoriosos serão aquelas com habilidade e conhecimento para entender e utilizar os diversos instrumentos financeiros a disposição do mercado, assim como era na época dos gladiadores, quando os vitoriosos eram aqueles que sabiam utilizar as diversas armas, cada uma no momento adequado. Portanto, todos devemos saber o momento certo para utilizarmos "espadas, lanças, escudos, etc" e com isso sairmos vitoriosos em nossas batalhas.
* Ângelo Costa é executivo de finanças e proefessor universitário

Nenhum comentário: