segunda-feira, 14 de julho de 2008

Artigo: o que fazer na queda

Por: Lucas Leal,
professor da Focus Finance - Educação Financeira
lucas@focusfinance.com.br
Desde o seu pico mais recente no final de Maio de 2008, o Ibovespa já caiu quase 20%. Com ele, caiu também o ânimo e determinação de muitos investidores. Os comentários mais frequentes hoje em dia nos fóruns virtuais são coisas pseudo-alarmantes do tipo "a época fácil dos comprados acabou!", "chegou a vez dos técnicos!" e "agora é bear-market!".
A verdade na qual eu e a Focus acreditamos muda de acordo com o prazo de tempo. Para prazos longos, achamos que o momento é fantástico para a montar posição em BOAS ações. Já para o curto prazo, não podemos descartar a ação dos players e concordamos que a volatilidade permanecerá alta. Porém, para médio prazo, existem ainda mais possibilidades do que para os outros.
Para deixar mais claro, o que quero dizer é que cair não significa que teremos prejuízo. Alta e baixa são convenções que dependem do ponto de vista e não devem ser suficientes para apavorar o investidor. O investidor que está preocupado, vendo o seu patrimônio derreter, precisa saber que o mercado apresenta boas alternativas para proteção e até mesmo para ganhar com a queda.
Operações de Hedge, venda a descoberto, venda de índice, travas de baixa, borboletas podem ser feitas pelo pequeno investidor, de uma forma simples e segura. Vale a pena conhecer ao invés de se desesperar e desitir das operações com o mercado financeiro. Queda é uma direção, não um balanço financeiro. Só em uma coisa os fóruns estão certos: não é mais tão simples ganhar dinheiro no mercado. É necessário investir no conhecimento para isso.
O investidor deve se posicionar no mercado de acordo com seus objetivos e disponibilidade de tempo que possui. Digamos que você tenha ações da Usiminas compradas em 2005, a R$20. Seria hora de vender? Somente o prazo que você trabalha e o método que aplica podem responder. Eu e quase todo mundo provavelmente já teriamos saído, mas um Warren Buffett, não.
A Bolsa é sempre assim (altas e baixas), calma sangue frio e conhecimento são fundamentais para permanecer nesse mercado e aproveitar do melhor que ainda virá pela frente.