segunda-feira, 27 de abril de 2009

Análise da Semana


Por: Lucas Leal, da Office Investimentos



Essa foi a sétima semana consecutiva de alta da bolsa brasileira. Nosso índice terminou o período com um desempenho positivo de 2,2%. Apesar da queda forte que aconteceu na segunda-feira, assustando os investidores e indicando que a realização estava próxima. Após o feriado de Tiradentes, o otimismo voltou ao mercado, principalmente influenciado pelos resultados positivos da Ford e Amex.



Depois de alguns meses de realização, a cabeça dos investidores ainda está muito confusa sobre o desempenho futuro da nossa bolsa. Muitas notícias negativas continuam a ser divulgadas, mas os preços dos ativos seguem forte em sua trajetória altista. Vale lembrar que o mercado está sempre adiantado no tempo, todo seu movimento é fruto de expectativas futuras.
Disto isso, podemos traçar duas possibilidades distintas para os próximos dias:



a) As previsões dos analistas estavam muito negativas, e a crise não será tão forte como foi previsto. O mercado já vislumbrou isso e está precificando este novo cenário, por isso estamos subindo.



b) O mercado está criando um clima de euforia para atrair investidores e voltar seu processo de realização, assim como aconteceu quando o Brasil recebeu o Grau de Investimento, em maio/08.



Esta semana será muito importante para dirimir estas dúvidas, pois serão divulgados os resultados do PIB dos EUA, referentes ao primeiro trimestre de 2009. Além disso, teremos reunião do FED e do COPOM, onde serão definidas as novas taxas de juros. No Brasil, a redução da Selic tem ajudado bastante a nossa bolsa, já que grandes investidores estão tendo que realocar suas carteiras da renda fixa para a renda variável, criando uma demanda extra para nossas ações.


O que fazer



Rompemos a resistência dos 46 mil pontos e tudo indica qeu devemos buscar agora um patamar entre 48 e 50 mil pontos. Enquanto acima dos 46 mil, o mercado está precificando um cenário positivo e a tendência de alta está confirmada, os compradores devem continuar ganhando a batalha.

- Quem opera no curto prazo, o rompimento da resistência aos 46 mil pontos significa ponto de entrada com objetivo nos 48 mil pontos e STOP abaixo dos 46 mil (atenção para este patamar que não pode ser perdido)
- Quem está de fora... o rali de alta continua convidativo para novas apostas.
Bons Investimentos
Lucas Leal,lucas@officeinvestimentos.com.br71 8841 5001/3444 6102