quarta-feira, 8 de abril de 2009

Análise da semana

Por: Lucas Leal, da Office Investimentos



A semana na bolsa foi marcada por alta volatilidade. Entre a mínima (40256) e a máxima (44286) o Índice Bovespa chegou a oscilar 10%. O anúncio do "pacotão"de U$ 1,1 trilhão de dólares para irrigar a economia mundial trouxe otimismo no mercado e o Ibovespa fechou em alta semanal de 5,9%. Ao que tudo indica o mercado voltou a ficar mais confiante com o desenrolar da crise.


As expectativas melhoraram, a euforia voltou, os investidores voltaram às compras, apesar do cenário continuar bastante turbulento. Vide situação das montadoras americanas que continua delicada (a casa branca deu mais 60 dias para que elas apresentem algum plano). Para esse semana, o principal destaque é a decisão da taxa de juros pelo Banco Central da Inglaterra, cuja expectativa é que mantenha a mesma em 0,5%.


Vale lembrar que estamos em abril, mês de divulgação dos dados do primeiro trimestre, é importante ficar atento aos mesmos pois qualquer dado muito diferente do previsto pode trazer uma alteração rápida do cenário.


O que fazer:


O Ibovespa rompeu a resistência de 42 mil pontos, ao que tudo indica deveremos ter um rali de alta até pelo menos até os 46 mil. Aqueles que viram seu patrimônio derreter desde o ano passado, e ficaram incomodados com esse movimento, é hora de repensar suas aplicações e começar a proteger seu capital (Ver curso de Opções ). Para quem está operando no curto prazo, os compradores voltaram a assumir a direção do mercado, por isso evitar operações vendidas. O melhor é seguir a tendência (enquanto acima dos 42 mil pontos, permanece a tendência de alta). Quem aproveitou da queda e teve coragem de ir as compras, está na hora de aproveitar a alta e começar a colocar os ganhos no bolso.


Bons Investimentos, Lucas Leal
Office Investimentos
71 88415001/ 34446102