terça-feira, 5 de maio de 2009

Orçamento e Auto conhecimento

Por: Ângelo Costa *
Há cerca de 4 anos tive a satisfação de receber um texto escrito por Luiz Marins, cujo título era “A Importância de Medir”. Nele o autor demonstrava o quanto é necessário para as pessoas o desenvolvimento de medidas para a tomada de decisões, sejam elas de âmbito pessoal ou profissional. O orçamento, nada mais é do que uma ferramenta utilizada para medir as receitas e despesas de uma família. Auxilia uma família a identificar a sua capacidade de gerar receita e a forma como está gastando o dinheiro.

Quem nunca escutou um amigo ou amiga falar a seguinte frase: “eu não gasto nada mas, o meu dinheiro sempre falta”. Este tipo de afirmação é muito comum, contudo falsa. Dinheiro não evapora e dinheiro não desaparece sozinho. Em geral este tipo de afirmativa é feita por pessoas que não realizam qualquer controle orçamentário. Um orçamento familiar bem feito é capaz de mostrar a verdadeira potencialidade financeira de uma pessoa, sinaliza de maneira clara o melhor momento para a realização de um objetivo material, sinaliza exatamente o tamanho do déficit ou superávit, mostra para onde está indo o dinheiro, quais as despesas poderão ser reduzidas e os seus impactos.

Enfim, como podem ver o orçamento quando bem utilizado deixa de ser uma ferramenta de controle financeiro e transforma-se em um instrumento de auto conhecimento.

Na próxima semana, daremos dicas sobre como preparar um bom orçamento familiar.
* consultor de finanças pessoais e professor universitário

Nenhum comentário: