terça-feira, 5 de maio de 2009

Análise da semana




Por: Lucas Leal, da Office Investimentos

A semana terminou mais cedo para a bolsa brasileira devido ao feriado de 1o. de maio. Diante da divulgação de diversos dados relevantes, tivemos no período uma alta de 1,19%. Foi a oitava semana seguida de alta e o melhor desempenho mensal desde 2005. No exterior, muitos acontecimentos influenciaram o mercado, os principais foram: a divulgação do PIB americano, que apresentou redução significativa de -6,1%, e do PIB do Reino Unido que também teve uma queda de -1,9%.



O "Panico da Gripe Suina" e o anuncio da recuperação judicial da Chrysler, apoiado pelo presidente Obama. Alem disso, o FED, não alterou o juros nos EUA, mas sinalizou que: “a economia continua contraindo, mas o ritmo de contração parece ser um pouco mais lento”. No Brasil os destaques foram: a redução de 1% da taxa Selic. A alta forte das ações do segmento de construção civil e também do segmento bancário. Na próxima semana, teremos a divulgação de vários resultados empresariais. As principais empresas a divulgar seus balanços são: Vale, Bradesco, Itau e Gerdau.



O que Fazer:


No início da quinta feira, a euforia tomou conta e no final da manhã, o Ibov alcançou o objetivo de 48 mil pontos. Já no final da tarde, o mercado ficou apreensivo, passou a operar no lado da venda e começou a realizar.



- Para aqueles que fizeram boas compras, é hora de colocar o lucro no bolso e esperar novas oportunidades de entrada. Apesar de estarmos em tendência clara de alta, novas compras só no rompimento dos 48 mil pontos ou se cair até o suporte de 44,5 mil.



- Para quem está de fora, na velocidade que o mercado se encontra, o mais recomendado é fazer operações curtas. (veremos isso no curso de Trader que começa terça feira 05 de maio) - Para quem conseguiu recuperar um boa parte das perdas, depois da queda do ano passado, é hora de pensar nos objetivos pessoais e começar a proteger o capital. Tentar recuperar o patrimônio esperando a alta, sem nenhuma estratégia, é muito arriscado. A Bolsa é sempre assim, por maior que seja a alta, mais cedo ou mais tarde ela cai. O importante para o investidor não é descobrir o caminho, mas saber o que fazer em qualquer um dos dois cenários.


Bons Investimentos
71 88415001/ 34446102

Nenhum comentário: