terça-feira, 30 de setembro de 2008

Análise Técnica: entrevista com André Veloso, da Acert Investimentos

Por: Luiz Souza, repórter

No site da Bolsa de Valores da Bahia, Sergipe e Alagoas (Bovesba) aparece com destaque a confirmação do curso de análise técnica, ministrado por André Veloso, da Acert Investimentos. A realização do curso coincide com o momento de crise no mercado financeiro americano, algo que respingou nos ativos de compoanhias listadas na Bovespa. Ainda assim, a procura pelo curso é grande, algo que demonstra que o investidor começou a aprender que, para ganhar na bolsa, é precido estômago para enfrentar as turbulências além de preparo intelectual, para ter noção clara das estratégias de investimentos. O curso está programado para os próximoas dias, na terça, quarta e quinta-feira, dias 2,3 e 4. Inscrições: http://www.bovesba.com.br/, ou pelo tel: 3319 5700.

PP - A análise técnica se opõe à fundamentalista, ou o investidor pode usar ambas,como critério para tomar as suas decisões?
AV- A escola técnica e fundamentalista são bastante diferentes em suas premissas paraatingir o lucro sobre o investimento. Enquanto a escola fundamentalista é mais financeira a escola técnica é mais comportamental. A primeira interpreta as causas, a segunda os efeitos. A análise fundamentalista avalia a perspectiva de retorno a partir do ambiente macroeconômico internacional e nacional, inferindo sobre o desempenho do setor que aempresa atua. Daí mergulha nas informações e balanços da empresa buscando enxergara evolução e o desempenho futuro do negócio. O objetivo final é chegar a um possível preço que as ações poderiam atingir, segundo os fundamentos levantados, e comparar se o preço de mercado das ações objeto da avaliação está maior ou menor que oencontrado. Se o preço presente das ações no pregão estiver inferior ao estabelecido no estudo, o investimento deverá ser feito, pois o preço atual deveria evoluir para o preçojusto encontrado na análise. O analista avalia o negócio e não se deixa influenciar pelo vai e vêm das cotações diárias, ou melhor, ele desdenha os gráficos. Ele acredita que no longo prazo os investidores tendem a racionalidade e aos fundamentos do mercado acionário, premiando a excelência das empresas lucrativas.

PP - E o analista técnico, como procede?
AV - O analista técnico, ao contrário, faz todas suas avaliações a partir dos gráficos. Ele analisa o comportamento dos investidores a partir de pistas que vão se delineando graficamente, acreditando que os movimentos dos preços para cima e para baixo são efeitos de atitudes tomadas pelos investidores a partir das análises das informaçõesdisponíveis e, portanto, digeridas nos sinais que ele interpreta. Estas pistas constroem uma tendência que quando descoberta pelo analista técnico o faz atuar na ponta decompra ou de venda. Ele opera mais no curto prazo. O longo prazo para ele é um somatório de ações que ele vai desenvolvendo no curto e médio prazo. Eu diria que ofundamentalista provoca as mudanças de tendências no mercado, enquanto o técnico as fortalece.O ferramental fundamentalista é mais científico, minucioso e trabalhoso. Solidifica aconvicção do analista de tal maneira que não serão os gráficos que irão influenciar a decisão de comprar ou vender determinado ativo ou determinar o momento preciso de entrar ou sair do mercado.O ferramental técnico é mais simples. Com um computador e um software de análise técnica o investidor refina sua capacidade de observação dos movimentos e formações gráficas e toma decisões. Quando um sinal de entrar no mercado aparece, ele se posiciona nunca se esquecendo de estabelecer pontos de saída, quer seja para umareviravolta no mercado quer seja para o lucro pretendido. São ações pré-definidas, àsvezes rápidas, obedientes a um sistema operacional previamente construído. Como são maneiras diferentes de atuar no mercado, melhor reconhecer qual a que se adequa melhor ao perfil do investidor e então segui-la, sem deixar-se influenciar pela a outra, sob pena de prejuízos irreparáveis, seja pelo que se perde ou pelo que se deixa deganhar, que é o mais comum.

PP - Quais as vantagens de se usar a análise técnica?
AV- A vantagem da análise técnica é que ela é menos trabalhosa e complexa que a análise fundamentalista. A maior dificuldade da análise técnica é desenvolver um sistema operacional e se manter fiel a ele. Desenvolvido o sistema com indicadorescorretamente escolhidos e testados com as ocorrências passadas, o investidor terá demanter a disciplina e obediência as indicações que o sistema vai lhe dar. O sucesso nolongo prazo vai depender do número de operações vitoriosas que o sistemadesenvolvido por ele irá concretizar.

PP - Como a análise técnica pode ser usada em momentos como este, com o mercado em queda? Como funciona a análise técnica acoplada a outros instrumentos domercado, como opções, derivativos e estratégias de proteção da carteira?
A análise técnica orienta o investidor a estabelecer pontos de entrada e saída nomercado, a depender do tipo da tendência que ele vai seguir. Se a tendência é de alta, elevai tentar comprar o ativo por um preço mais baixo do que ele pretende vender e comisso realizar um lucro. Se, ao contrário, a tendência é de baixa, ele vai vender por umpreço mais alto e tentar recomprar por um preço mais baixo e com isso aumentar aquantidade de ações inicial ou recomprar a mesma quantidade e deixar à parte a quantia que irá sobrar. O objetivo final é o aumento patrimonial, quer em ações quer monetário. Mercados em baixa exigem maior experiência do investidor e as estratégias de proteçãoou ganhos são mais complexas. O sistema operacional do analista técnico pode ser calibrado para operações em mercados em queda, sem problemas. A dificuldade é queas operações com derivativos (opções e futuro) ou alugueis de ações são a parte doconhecimento técnico e, portanto, complementares, exigindo conhecimento adicional.

Nenhum comentário: